Por que ter um site? Entenda os motivos para sua empresa ter uma casa própria
Já se perguntou por que sua empresa precisa de um site próprio?
Nesse post, vamos falar sobre todas as vantagens que um site com domínio próprio pode trazer para sua empresa. Só que antes de falar sobre os benefícios, vamos explorar 3 objeções bastante comuns. Pode ser que uma delas – ou todas – ainda estejam atrasando a criação da sua casa própria na internet.
As 3 objeções mais comuns quando se questiona por que uma empresa precisa ter um site
1 – “Meu negócio é local, então por que ter um site se não vendo pela internet?”
2 – “Minha empresa é pequena, por que preciso de um site?”
3 – “Eu já tenho uma página no Facebook, para que ter um site?”
Objeção 1: “Meu negócio é local, então por que ter um site se não vendo pela internet?”
É correto afirmar que fazer vendas é uma das possibilidades que sua empresa ganha ao ter um site. Da mesma forma, é incorreto afirmar que um site só serve para essa finalidade. Caso isso fosse verdadeiro, todas as páginas da internet teriam como propósito comercializar produtos ou serviços. Porém, sabemos que não é isso que acontece.
Se o seu negócio for local, como um escritório de advocacia, um estúdio de arquitetura ou um restaurante italiano, você pode usar o seu site para atrair novos clientes e se relacionar com sua audiência. A pesquisa do Google é amplamente usada por usuários que buscam soluções e serviços para seus problemas. Portanto, quando alguém procurar por “advogado civil trabalhista em Vila Valério”, “arquitetos em São Gabriel da Palha” ou “restaurante italiano em Nova Venécia”, um site próprio passaria mais autoridade para os robôs de busca.
Outro fator bem importante: um site próprio transmite uma imagem muito mais profissional ao usuário do que um simples resultado com um endereço e um telefone. Nesse caso, o site pode funcionar como um primeiro canal de contato entre seu negócio e seu público. E uma boa primeira impressão é fundamental para que esse visitante se transforme efetivamente em um cliente no futuro.
Objeção 2: “Minha empresa é pequena, por que preciso de um site?”
Justamente por isso. Ter um site é um passo fundamental para iniciar uma estratégia de Inbound Marketing, que funciona muito bem para dar tração inicial a microempresas e startups. Enquanto o marketing tradicional precisa de um investimento elevado no início, o Marketing Digital permite um investimento mais baixo e com um melhor retorno sobre esse investimento (ROI), uma vez que é fácil analisar o resultado de todas as ações realizadas.
O Inbound Marketing é uma forma interessante e um diferencial para você inserir sua empresa no mercado, uma vez que fica difícil competir com empresas grandes e já consolidadas utilizando-se das mesmas táticas de marketing.
Objeção 3: “Eu já tenho uma página no Facebook, para que ter um site?”
Uma página no Facebook é outro item fundamental, assim como o site. Portanto, um canal não substitui o outro. Porém, sem um site com um domínio próprio fica absolutamente ineficaz realizar campanhas de Email Marketing.
Afinal, para onde você vai levar seus Leads, para seu site ou para uma página nas redes sociais? Fazendo uma analogia, onde você gostaria de se encontrar com seus clientes para fechar vendas importantes? Em sua própria loja ou em um enorme mercado de rua, em que diversos concorrentes ficam tentando chamar a atenção – e até pagando por essa atenção?
E aí, entendeu por que sua empresa precisa ter um site?
Retomando, ter um site próprio é parte basilar para uma estratégia de Marketing Digital com foco em resultados. É o canal que vai passar toda a credibilidade necessária para sua base e auxiliar em diversos fatores, como ser encontrado, ganhar autoridade no mercado, expandir o negócio, vender seus produtos ou se relacionar com a audiência.
Se o seu negócio ainda não possui um site, não perca tempo e comece já a planejar a criação.